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Triciclo inova com o motor atrás e a tração na frente

Um triciclo que desafia os padrões tradicionais. O Dragonfly Three Wheeler, ainda em fase de protótipo funcional, apresenta uma configuração única de trem de força: motor traseiro/médio e tração dianteira, algo inédito no segmento. Essa escolha promete mais estabilidade e tração, especialmente em veículos de alta potência, marcando uma inovação no design automotivo.

O projeto é liderado pelo engenheiro mecânico americano Greg Kunsch, que acumulou experiência em grandes empresas como Northrop Grumman e Huntington Ingalls Industries, trabalhando no desenvolvimento de porta-aviões e submarinos nucleares. Agora, ele volta sua atenção para o desenvolvimento de um veículo de três rodas projetado para desempenho e segurança.

  • O veículo tem uma configuração de três rodas com duas dianteiras e uma traseira.
  • Seu chassi de aço acomoda os dois ocupantes lado a lado na parte mais larga do veículo, entre as rodas da frente, o que reduz o centro de gravidade e aumenta a estabilidade em curvas.
  • Enquanto a maioria dos triciclos dessa configuração utiliza tração traseira, o Dragonfly se destaca por transferir a potência para as rodas dianteiras.
  • Equipado com um motor a gasolina de 2,4 litros e 200 cavalos de potência, o modelo aproveita essa configuração para dobrar a tração, essencial em veículos de alta potência.
  • Kunsch afirmou ao New Atlas que essa escolha também resulta em melhor equilíbrio de peso, garantindo maior estabilidade.
triciclo traseira
Triciclo visto de trás (Imagem: Dragonfly / Divulgação)

Funcionalidades e visão para o futuro

Entre outros destaques, o triciclo conta com uma transmissão manual de 5 marchas, capô frontal de abertura elétrica, teto removível, barras de proteção de 8 pontos e uma suspensão a ar ajustável e autonivelante. Esses elementos foram pensados para combinar desempenho e segurança.

Embora o design atual não seja o mais aerodinâmico, Greg Kunsch explica que isso se deve à contenção de custos nesta fase do projeto. Ele planeja lançar versões elétricas futuramente, mas sem utilizar motores de cubo nas rodas dianteiras, justificando que esses componentes aumentam o peso não suspenso e ainda não têm aplicação consolidada em larga escala.

triciclo interior
Triciclo conta com uma transmissão manual de 5 marchas (Imagem: Dragonfly / Divulgação)

Comercialização e parcerias

O Dragonfly não será vendido diretamente ao consumidor. O objetivo de Kunsch é licenciar a tecnologia para fabricantes parceiros, buscando expandir o alcance do projeto. Interessados podem obter mais informações diretamente pelo site oficial do veículo.