Você está vendo:

Sora: grupo libera acesso ao gerador de vídeos da OpenAI

Um grupo conseguiu liberar o acesso ao Sora, o gerador de vídeo da OpenAI. A iniciativa foi um protesto contra o que chamam de “lavagem da arte” por parte da empresa dona do ChatGPT. Por algumas horas, vários usuários conseguiram gerar clipes de 10 segundos com resolução de até 1080p.

O vazamento aconteceu nesta terça-feira (26). Amostras, inclusive, foram compartilhadas no X (antigo Twitter):

Os vazadores alegam que a OpenAI está pressionando os primeiros testadores do Sora a criar uma narrativa positiva sobre a ferramenta e não os compensa de forma justa pelo trabalho. Em comunicado, o grupo declarou que “centenas de artistas fornecem trabalho não remunerado por meio de testes de bugs, feedback e trabalho experimental para o programa [Sora early access]”.

“Não somos contra o uso da tecnologia de IA como uma ferramenta (…) o que não concordamos é como este programa de artistas foi lançado e como a ferramenta está se moldando antes de um possível lançamento público.”

Como o grupo vazou o Sora?

  • Nesta terça-feira (26), um grupo chamado “Sora PR Puppets” publicou um projeto na plataforma de desenvolvimento de IA Hugging Face, aparentemente conectado à API Sora da OpenAI — que ainda não está disponível publicamente;
  • Usando tokens de autenticação do programa de acesso antecipado, eles permitiram que qualquer pessoa gerasse vídeos usando a ferramenta;
  • Vários usuários do X conseguiram experimentar o Sora;
  • Por volta de 14h (horário de Brasília), o “truque” parou de funcionar. Segundo o Tech Crunch, a própria OpenAI ou o Hugging Face podem ter bloqueado os acessos;
  • Mais tarde, a OpenAI optou por encerrar temporariamente o acesso antecipado ao Sora para todos os artistas;
  • A variante que vazou cria vídeos mais rápido, conforme o código descoberto por usuários do X, e também oferece controles de estilo e opções de personalização.

Leia também:

Segundo o The Information, a empresa vem treinando o Sora com milhões de horas de clipes de alta qualidade cobrindo uma variedade de estilos e assuntos para melhorar a qualidade dos vídeos gerados. A companhia de Sam Altman também teria se reunido com cineastas e estúdios de Hollywood no começo do ano para demonstrar o Sora. Mas ainda não foi anunciada nenhuma colaboração oficial com uma grande produtora.