Você está vendo:

IMAX vai usar IA para traduzir idiomas em tempo real no cinema

O IMAX anunciou parceria com a startup Camb.AI, sediada em Dubai (Emirados Árabes), para aplicar tecnologia de inteligência artificial (IA) na tradução de idiomas em tempo real nos cinemas. Inicialmente, o acordo engloba apenas conteúdo original e documentários da empresa canadense.

O recurso, que substitui a dublagem tradicional, já vem sendo usado em eventos esportivos, incluindo o torneio de tênis Australian Open, a liga de futebol dos Estados Unidos Major League Soccer (MLS) e no canal de TV Eurovision Sport. O modelo de IA oferece traduções de 140 idiomas e mantém nuances linguísticas e o tom emocional original.

“O IMAX fornece as experiências mais incríveis do mundo, e estamos orgulhosos de ajudá-los a atingir ainda mais públicos no futuro”, disse o CEO da Camb.AI, Avneesh Prakash, ao Tech Crunch. “Estamos confiantes de que isso mudará a forma como o entretenimento de Hollywood é assistido ao redor do mundo.”

Sistema já vem sendo utilizado em competições esportivas (Imagem: Sundry Photography/iStock)

Leia mais:

Como funciona a tecnologia a ser implantada pelo IMAX?

Segundo Prakash, 70% da IA foi treinada usando dados licenciados acadêmicos que são comercialmente utilizáveis. Outros 30% tiveram de passar por refinamento de modelos de dublagem.

O processo é feito pela plataforma DubStudio, que traduz até dez idiomas simultaneamente com 20 a 30 segundos de latência, tempo compatível com atrasos de transmissão padrão.

“Com apenas cinco segundos de áudio e um trecho de texto, o modelo MARS pode gerar fala mesmo para cenários prosodicamente difíceis e diversos, como comentários esportivos, anime e muito mais”, explica a startup.

70% da IA foi treinada usando dados licenciados acadêmicos que são comercialmente utilizáveis, enquanto os 30% restantes tiveram de passar por refinamento de modelos de dublagem (Imagem: Reprodução)

Com US$ 4 milhões (R$ 23,1 milhões pela cotação atual) captados em fevereiro, a Camb.ai tem equipe de 50 pessoas atualmente. Uma nova rodada deve ser realizada em breve para expandir o número de funcionários e o alcance da startup.

O IMAX, por sua vez, diz que a nova tecnologia pode democratizar o acesso ao entretenimento premium, com lançamentos globais simultâneos e acesso à experiência para comunidades linguísticas carentes. Além disso, o processo trará economias para filmes independentes.

“Embora estejamos apenas nos estágios iniciais da parceria, continuaremos trabalhando juntos para explorar melhor seu potencial e como ela pode nos levar adiante”, disse Mark Welton, presidente da IMAX Global.

A seguir, confira um vídeo da TV oficial do Australian Open que mostra a tecnologia em ação durante uma coletiva de imprensa do tenista Novak Djokovic: