Um avião cargueiro caiu nas proximidades do aeroporto de Vilnius, localizado em Vilnius (Lituânia), na manhã desta segunda-feira (25), deixando um passageiro morto e três feridos. O Boeing 737-40, operado pela companhia aérea Swiftair em nome da DHL, tinha partido de Leipzig (Alemanha).
Segundo comunicado da DHL, a aeronave caiu em área residencial ao explodir minutos antes do pouso na capital do país europeu. Ao menos 12 pessoas foram retiradas da área sem ferimentos, segundo as autoridades locais.
O governo da Lituânia diz que não há indicação de sabotagem, mas a Alemanha não descarta essa possibilidade, já que as autoridades investigam diferentes incêndios causados por dispositivos escondidos em encomendas de um depósito em Leipzig para entrega pela DHL no início deste ano, segundo a Reuters.
“Precisamos, agora, nos perguntar seriamente se isso foi um acidente ou, depois da semana passada, outro incidente híbrido, mostra em que tempos voláteis estamos vivendo atualmente, mesmo no centro da Europa”, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos vai enviar uma equipe para auxiliar os trabalhos com o Ministério da Justiça, Transporte e Acidentes da Lituânia. Técnicos da Boeing e da Administração Federal de Aviação estadunidense estarão presentes na comitiva.
“Não podemos rejeitar a possibilidade de terrorismo… Mas, no momento, não podemos fazer atribuições ou apontar dedos, porque não temos essas informações”, afirmou o chefe de contrainteligência da Lituânia, Darius Jauniskis, a jornalistas, conforme a Associated Press (AP).
Leia mais:
Avião criou bola de fogo no céu
Imagens de câmeras de segurança mostram a aeronave caindo atrás de um armazém a cerca de 1 km do aeroporto por volta das 3h30 (horário local). O céu noturno ficou iluminado em vermelho e laranja após a explosão até ser tomado por coluna de fumaça escura.
O avião se partiu em pedaços ao atingir o solo, deslizando por uma distância de mais de 100 metros, de acordo com o serviço de resgate lituano.
“Na gravação da conversa entre os pilotos e a torre, os pilotos não contaram à torre sobre nenhum evento extraordinário até o último segundo”, disse Marius Baranauskas, chefe da Autoridade Nacional de Aviação da Lituânia. “Precisamos examinar as caixas-pretas para saber o que estava acontecendo na aeronave.”
A DHL informou que vai abrir uma investigação própria sobre o acidente. “A aeronave transportava encomendas regulares. Não temos nenhuma informação de que alguma delas fosse suspeita”, disse um porta-voz da filial lituana da empresa.