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Rodovia exclusiva para cápsulas autônomas: como o Japão quer substituir os caminhões

Para lidar com a crescente escassez de motoristas de caminhão, o governo do Japão revelou um projeto inovador baseado em uma rodovia exclusiva para cápsulas autônomas transportando mercadorias. A ideia foi delineada há alguns meses e ganhou novos contornos, deixando um pouco mais claro como pode funcionar.

Além do potencial de revolucionar a logística local, a solução é considerada eficiente para os problemas de congestionamento e poluição. Atualmente, os caminhões são a espinha dorsal do transporte de mercadorias nas cidades, mas enfrentam desafios como o impacto ambiental e a falta de motoristas. O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) japonês prevê que, até 2030, o país sofrerá um déficit de 34% de capacidade no setor de transporte, devido à aposentadoria de motoristas e à falta de novos profissionais.

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Um sistema repleto de tecnologias autônomas

Na rodovia, as cápsulas de carga autônomas poderão circular dia e noite sem interferir no tráfego convencional usando faixas extras nos acostamentos ou canteiros centrais – e até em estruturas subterrâneas. Os depósitos ao longo da rota também serão automatizados, com sistemas que carregam e descarregam mercadorias de forma autônoma, incluindo empilhadeiras com piloto automático e drones.

Pontos estratégicos ao longo da rodovia poderão ser usados pelas cápsulas para ajustar o tempo de chegada, permitindo maior precisão no fluxo e na distribuição de mercadorias, sem a necessidade de grandes armazéns. Uma cúpula de vidro deverá proteger as pistas, evitando interferências externas e acidentes, além de garantir a segurança das mercadorias.

As cápsulas autônomas serão projetadas para carregar paletes de 1,1 m de largura e 1,8 m de altura, com a capacidade de transportar também embalagens menores e de formatos irregulares. Se bem-sucedido, o projeto tem potencial de reduzir a dependência de trabalho humano em até 17.000 pessoas por dia.

O primeiro passo será a construção de um trecho de teste de 500 km entre Tóquio e Osaka, com início das operações previsto para 2027 e plena implementação na década de 2030. O governo do Japão já iniciou a busca por empresas privadas interessadas em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura necessária para as cápsulas autônomas.

Via New Atlas