Estes são alguns destaques da edição desta quinta-feira (31):
James Webb mostra que podemos estar errados sobre a idade do Universo
Lançado em 2021, o Telescópio Espacial James Webb (JWST), da NASA, vem trazendo revelações impressionantes sobre o Universo. Esse instrumento avançado – o mais poderoso já enviado ao espaço – permite observar galáxias formadas apenas 200 a 500 milhões de anos após o Big Bang, oferecendo uma espécie de “janela do tempo” que nos permite ver o cosmos como ele era na juventude.
Marte: planeta pode ter sido habitável há menos tempo do que se imaginava
A história de Marte desperta um enorme interesse na comunidade científica. Hoje, um dos maiores mistérios sobre o planeta é em relação a quando ele pode ter reunido condições adequadas para suportar a vida. Segundo um novo estudo, o solo marciano teria sido habitável em um período muito mais recente do que o imaginado pela comunidade científica. O trabalho propõe que isso seria possível graças ao campo magnético do planeta, hoje praticamente inexistente.
Como um serviço de emergência no fundo do oceano mantém a internet funcionando
Atualmente, há 1,4 milhão de quilômetros de cabos de telecomunicações no fundo do mar, abrangendo todos os oceanos do planeta. Eles são responsáveis pela transferência de 99% de todos os dados digitais. Isso significa que uma eventual falha traria impactos significativos para a população mundial.
OpenAI dá passo importante para garantir chips de IA
A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, deu início ao desenvolvimento de seu primeiro chip próprio em parceria com a Broadcom e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). A medida visa aumentar sua capacidade de infraestrutura para suportar sistemas avançados de inteligência artificial (IA), enquanto utiliza uma estratégia de diversificação de fornecedores.
Voyager 1: NASA usa transmissor inativo há 43 anos para retomar contato
A sonda espacial Voyager 1, em missão desde 1977, utilizou um transmissor reserva que estava inativo desde 1981 para restabelecer contato com a Terra após uma falha recente de comunicação.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!