Você está vendo:

mãe do ChatGPT tem plano para dominar ainda mais as IAs

A OpenAI está, segundo fontes citadas pela Reuters, colaborando com a Broadcom para desenvolver um novo chip personalizado que atenda às suas exigentes cargas de trabalho de IA.

A produção desse hardware está garantida com a TSMC, mas a previsão é que não comece antes de 2026. A empresa montou uma equipe de cerca de 20 engenheiros, incluindo especialistas que trabalharam anteriormente nos processadores Tensor do Google voltados para IA.

Além disso, a OpenAI está integrando chips da AMD em sua configuração no Microsoft Azure. Os chips MI300 da AMD, lançados no ano passado, desempenharam um papel importante no crescimento do negócio de data center da empresa, que dobrou em um ano, enquanto compete com a Nvidia.

Leia mais:

Chip segurado por uma pinça com o logotipo da BROADCOM na tela ao fundo.
A Broadcom deve ajudar a OpenAI a desenvolver um chip que atenda suas demandas – Imagem: Ascannio / Shutterstock.com

Fabricar chips era ambição de longa data da OpenAI?

  • Em julho, o site The Information já havia noticiado que a OpenAI estava em conversas com a Broadcom e outros fabricantes de semicondutores para desenvolver seu próprio chip de IA.
  • Contudo, uma matéria anterior da Bloomberg indicou que a OpenAI estava considerando construir sua própria rede de chips.
  • Posteriormente, esses planos acabaram suspensos devido a questões de custo e tempo.

Essa estratégia da OpenAI alinha-se com a abordagem de outras empresas de tecnologia que buscam reduzir custos e garantir acesso a hardware de servidor de IA por meio de designs personalizados.

No entanto, Google, Microsoft e Amazon já estão algumas gerações à frente nesses esforços, o que pode significar que a OpenAI precisará de financiamento adicional para se tornar uma concorrente significativa no mercado.

A TSMC também é parceira da OpenAI no projeto e ficaria encarregada de produzir o hardware – Imagem: Empiricus/Reprodução